Em entrevista a uma TV americana nesta quinta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante a tarde, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, reagiu garantindo que Trump “certamente não está tentando ser o imperador do mundo”.
“Ele é um presidente forte dos Estados Unidos da América e também é o líder do mundo livre”, declarou Leavitt. Segundo a sede do governo americano, a liderança exercida por Donald Trump provocou mudanças ao redor do mundo.
Lula também comentou sobre o anúncio da tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros ter sido uma surpresa. Para o líder brasileiro, “seria melhor estabelecer negociações antes e depois chegar a um acordo”.
Em resposta, Karoline Leavitt mencionou a investigação comercial aberta contra o Brasil por “práticas injustas de comércio que estão afetando os interesses dos Estados Unidos”. Ela também se queixou sobre as regulações digitais brasileiras e a fraca proteção de propriedade intelectual estarem prejudicando empresas de tecnologia estadunidenses.
Além disso, para o governo americano, a tolerância do Brasil com o desmatamento ilegal e outras práticas no meio ambiente estariam colocando “produtores americanos em desvantagem competitiva”. Karoline Leavitt finalizou o pronunciamento reforçando que Donald Trump “sempre age no melhor interesse do povo americano e dos Estados Unidos e vai continuar dessa forma”.