UOL - O melhor conteúdo

BYD ultrapassa Tesla e se torna líder em veículos elétricos e híbridos

Apesar das restrições nos Estados Unidos devido a tarifas sobre veículos chineses, a BYD tem expandido sua presença em outros países
Reprodução: site BYD

A montadora chinesa BYD superou a Tesla e se tornou a maior fabricante mundial de veículos elétricos e híbridos. Um relatório divulgado na segunda-feira (24) mostrou que a empresa, sediada em Shenzhen, registrou uma receita de US$ 107 bilhões no ano de 2024, enquanto a Tesla, de Elon Musk, ficou em US$ 97,7 bilhões.

O crescimento da BYD ocorre em meio a desafios enfrentados pela Tesla, que registrou uma queda de 49% nas vendas na União Europeia, nos dois primeiros meses de 2025, em relação ao mesmo periodo do ano anterior, segundo dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA). O desempenho fraco tem sido atribuído à espera por novos modelos e à imagem de Musk, atrelada ao governo de Donald Trump.

Apesar das restrições nos Estados Unidos devido à tarifas sobre veículos chineses, a BYD tem expandido sua presença na Europa, na Ásia e na Austrália, além de fortalecer suas operações no Brasil.