Entre terça-feira (3) e quinta-feira (5), o Congresso Nacional, em Brasília, recebe o 11º Fórum Parlamentar do Brics, com a presença de cerca de 150 deputados e senadores de 15 países. Além de parlamentares dos 11 membros permanentes do bloco, como Índia, China, Rússia, África do Sul, Irã e Indonésia, o encontro conta com delegações de nações parceiras, como Cuba, Bolívia, Nigéria, Cazaquistão e Belarus.
No encontro, serão debatidas medidas legislativas na área de regulação da Inteligência Artificial (IA), desenvolvimento econômico, saúde global, reforma na governança mundial para paz, crise climática, segurança e sobre a participação das mulheres nos diversos temas.
O evento inicia com o encontro de presidentes das Comissões de Relações Exteriores dos parlamentos do Brics, com conversas sobre o fortalecimento do comércio entre os países do bloco, a promoção de investimentos e transferência de tecnologia para o desenvolvimento sustentável e de instrumentos financeiros para o bloco. Além disso, será discutido entre as mulheres parlamentares do Brics a participação feminina na era digital, no enfrentamento da crise climática e como agentes e beneficiárias de financiamentos.