A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta semana a pré-lista com 16 filmes que disputam uma vaga de representante do país na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. A escolha será feita por uma comissão especializada, que vai avaliar cada produção antes da decisão final.
Entre os destaques da lista estão “Oeste Outra Vez”, premiado em várias categorias no Festival de Gramado; “Vitória”, estrelado por Fernanda Montenegro; “O Último Azul”, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim 2025; “O Agente Secreto”, premiado em Cannes; e “Manas”, que acumula mais de 20 prêmios em festivais internacionais.
A comissão de seleção é formada por 15 integrantes: 12 são sócios da Academia e três foram indicados pela diretoria. Eles vão se reunir remotamente no dia 8 de setembro de 2025 para definir seis finalistas. Uma segunda reunião, marcada para 15 de setembro, vai decidir qual filme será o candidato oficial do Brasil ao Oscar.
O anúncio dos indicados ao Oscar será feito em 22 de janeiro de 2026, e a cerimônia de entrega das estatuetas acontece em 15 de março.
Lista dos 16 filmes pré-selecionados
- A Melhor Mãe do Mundo
- A Praia do Fim do Mundo
- Baby
- Homem com H
- Kasa Branca
- Malu
- Manas
- Milton Bituca Nascimento
- O Agente Secreto
- O Filho de Mil Homens
- O Último Azul
- Oeste Outra Vez
- Os Enforcados
- Retrato de um Certo Oriente
- Vitória
- Um Lobo Entre os Cisnes