Depois de quase oito anos sem nenhum piloto brasileiro marcar pontos na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto encerrou o hiato neste domingo (29), ao cruzar a linha de chegada na oitava colocação no GP da Áustria.
O piloto da equipe Sauber teve um final de semana impressionante: surpreendeu nas classificatórias ao chegar ao Q3 e garantir o oitavo lugar no grid de largada, mesma posição que manteve ao fim da corrida.
Além do bom desempenho, Bortoleto foi eleito o “piloto do dia” pelos fãs, em votação realizada no site oficial da Fórmula 1, com 30% dos votos. Seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, também pontuou, marcando a primeira vez na temporada em que ambos os pilotos da Sauber somaram pontos numa mesma corrida.
Antes de Bortoleto, o último brasileiro a pontuar havia sido Felipe Massa, ao terminar em 10º lugar no GP de Abu Dhabi, em 26 de novembro de 2017, pela Williams. A última vez que o Brasil teve uma colocação ainda melhor foi no mesmo ano, no GP do Brasil, quando Massa terminou em sétimo em Interlagos.