O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, informou em publicação na rede social “X” , que as Forças Armadas do país bombardearam mais uma embarcação no Mar do Caribe. Segundo Hegseth, três homens morreram no ataque, que é o terceiro nesta semana.
Ainda de acordo com o secretário, a ação aconteceu “sob ordens do presidente Donald Trump”, e atingiu uma “embarcação operada por uma Organização Terrorista Designada”.
Hegseth também publicou um vídeo de 20 segundos que mostra a embarcação navegando em alta velocidade antes de ser atingida por um míssil norte-americano. Ele afirmou que a operação aconteceu em águas internacionais e que o barco estava carregado de narcóticos, mesmo sem apresentar provas concretas sobre o que realmente se tratava a carga.
O secretário disse que “os ataques de embarcações contra narcoterroristas continuarão até que o envenenamento do povo americano cesse”, e completou, alertando que “a todos os narcoterroristas que ameaçam nossa pátria: se quiserem continuar vivos, parem de traficar drogas. Se continuarem traficando drogas mortais, nós os mataremos”.
A agência de notícias Associated Press (AP) teve acesso a testemunhos de pessoas ligadas aos mortos nos últimos bombardeios. De acordo com a apuração, as vítimas possuíam ligação com o tráfico de drogas, mas não eram chefes de cartéis de drogas ou necessariamente narcoterroristas .
Entenda o caso
Desde o início de setembro, mais de 60 pessoas morreram em ataques dos Estados Unidos contra pelo menos 18 embarcações no Mar do Caribe e no Oceano Pacífico.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, alega que a “guerra às drogas” de Washington está sendo utilizada apenas como um pretexto para derrubá-lo do poder. Ainda segundo Maduro, Trump estaria tentando desestabilizar seu governo por meio da intensificação da presença militar norte-americana na região nos últimos meses.
O chefe da Casa Branca ameaçou realizar ataques diretos contra o território da Venezuela e declarou publicamente ter autorizado operações secretas da CIA, o serviço secreto dos Estados Unidos, no país sul-americano com o objetivo de combater os cartéis de drogas.