No Rio de Janeiro, agentes desmantelaram um escritório do crime especializado em golpes contra aposentados e pensionistas. Durante a operação, os policiais revistaram o local e apreenderam computadores, anotações e documentos.
Os golpistas acessavam os dados das vítimas e seguiam um roteiro: se passavam por funcionários de bancos e agências de empréstimo para convencê-las de que tinham uma dívida. Uma vez enganadas, as vítimas realizavam pagamentos que iam direto para a conta da organização criminosa.
Cinquenta suspeitos foram levados para a delegacia. Segundo a polícia, todos sabiam do esquema, já que eram treinados para bater metas com os golpes. A quadrilha movimentava mais de R$ 4 milhões por mês.
O escritório funcionava em um imóvel na zona norte do Rio de Janeiro. A investigação revelou que os criminosos tinham acesso a todas as informações das vítimas, incluindo dados bancários, endereço e telefone. Durante a operação, os agentes encontraram uma cartilha detalhando o golpe, usada para orientar os fraudadores.
As investigações continuam para identificar o líder do esquema e quantas pessoas foram prejudicadas.
Outra quadrilha sob investigação
Além desse grupo, a polícia está de olho em outra organização criminosa que operava no centro do Rio. Com cerca de 24 integrantes, essa quadrilha era responsável por atrair vítimas e realizar empréstimos fraudulentos.
Os principais alvos eram idosos e pensionistas do INSS. Os golpistas faziam as vítimas acreditarem que tinham dívidas em cartões de crédito ou outros débitos e as induziam a pagar valores inexistentes.