A audiência do processo de extradição da deputada federal Carla Zambelli, que estava marcada para esta quinta-feira na Itália, foi adiada. A Corte de Apelação de Roma remarcou a sessão para o dia 4 de dezembro.
Zambelli está presa no país europeu após ter sido condenada a dez anos de prisão por invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) do Brasil. A deputada fugiu para a Itália e aguarda uma decisão conjunta da Justiça italiana e do governo local sobre o pedido de extradição.
Segundo o Ministério Público italiano, os processos e condenações contra Zambelli não possuem caráter político e respeitam todas as garantias processuais previstas em lei. Desde 29 de julho, a parlamentar cumpre prisão cautelar na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma.
No Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) já determinou a cassação do mandato de Zambelli. A medida ainda depende de análise da Câmara dos Deputados, que decidirá se acata ou não a sentença.
A audiência de hoje seria a primeira etapa do processo que decidirá sobre a extradição da deputada brasileira. Antes disso, Carla Zambelli já havia comparecido a outros tribunais em Roma, porém em sessões relacionadas a pedidos da defesa para que ela pudesse aguardar em liberdade a decisão final sobre o processo de extradição.