UOL - O melhor conteúdo

Ativista Thiago Ávila chega ao Brasil após ser deportado de Israel

Brasileiro foi recebido por manifestantes pró-Palestina

O ativista brasileiro Thiago Ávila chegou na madrugada desta sexta-feira (13) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Ele foi deportado de Israel após ser preso pela Marinha e ficar detido por quatro dias ao tentar levar ajuda humanitária para Faixa de Gaza. O brasileiro foi recebido por um grupo de manifestantes pró-Palestina.

Ávila estava sob custódia de Israel desde a última segunda-feira (9), quando o barco em que estava com outros onze ativistas foi interceptado pela Marinha israelense no Mar Mediterrâneo. A embarcação se dirigia para a costa de Gaza para levar itens de ajuda humanitária ao Enclave Palestino. O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) pediu para o governo de Israel libertar os tripulantes detidos.

Na quarta-feira (11), uma decisão da Justiça de Israel, após audiência com os ativistas, determinou a deportação de Thiago Ávila e retorno ao Brasil. A defesa apontou a inexistência de delito, porque os passageiros “estavam em águas internacionais com embarcação civil desarmada com autorização para navegar”.

Compartilhe com seus amigos!