Um ataque de drone israelense contra membros do Hamas que tentavam tomar o controle de um mercado na cidade de Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza, deixou ao menos 18 palestinos mortos nesta sexta-feira (27).
Segundo relatos, comerciantes foram acusados pelo Hamas de praticar preços abusivos e vender produtos roubados de caminhões de ajuda humanitária. O Ministério do Interior, liderado pelo Hamas, condenou o ataque, acuando Israel de cometer “um novo crime contra uma unidade policial encarregada de manter a ordem pública”.
Uma testemunha conto que os confrontos começaram depois que a polícia entrou em conflito com os vendedores, que então “sacaram suas armas”. Na sequência, drones israelenses dispararam dois mísseis.
Imagens mostram corpos espalhados pelo chão e compradores em pânico gritando, enquanto ambulâncias chegavam para atender os feridos. Não está claro se há algum policial entre os feridos.
Paralelamente, outros 10 palestinos foram mortos e outros ficaram feridos na Cidade de Gaza e Khan Younis, segundo informações da agência Wafa.