UOL - O melhor conteúdo

Astronautas falam pela primeira vez após ficarem 286 dias presos na Estação Espacial Internacional

Dupla destacou treinamento e confiança em equipe responsável pela missão
Reprodução: BandNews TV

Os astronautas Sunita Williams e Butch Wilmore falaram pela primeira vez, após ficarem presos na Estação Espacial Internacional (ISS) por quase nove meses. Durante a entrevista, os cientistas forneceram detalhes sobre missão, e disseram que não tinham pressa de voltar para casa.

Apesar da missão ter se estendido muito além dos 8 dias previstos pela tripulação, Williams disse ter ficado tranquila o tempo todo porque sabia que pessoas responsáveis pelo programa sabiam do melhor momento para os astronautas retornarem à Terra.

Além disso, a astronauta destacou a necessidade de se adaptar e ajustar as expectativas ao longo do tempo em que a dupla esteve na estação espacial:

“Temos que recalcular a rota (…) se ficarmos até fevereiro, eu pensei: ‘Ok, vamos aproveitar ao máximo”.

Butch Wilmore comentou que qualquer astronauta da Nasa poderia ter passado pela situação, e que outro profissional com o mesmo preparo e treino tomaria a mesma atitude. Ele também fez referências à sua fé, pontuando que arrependimentos e medo são sentimentos normais, e que sempre é possível aprender com eles.

Wimore também apontou possíveis responsáveis pelos problemas no voo de teste da Boeing:

“Eu não gosto desse termo (culpa), mas certamente há responsabilidade em todos os programas. E certamente, você pode começar comigo. Responsabilidade da Boeing? Sim. Responsabilidade da NASA? Sim. Em toda a cadeia. Todos nós somos responsáveis”.

A missão ultrapassou em meses o período inicialmente previsto por conta de uma série de problemas mecânicos, o que colocou em risco a vida dos astronautas para um eventual voo de retorno. Os cientistas voltaram ao planeta no meio de março, em uma nave da Space X.

Por conta dos 286 dias no espaço, a dupla precisou realizar avaliações médicas logo após retornarem ao planeta. Este é um procedimento padrão para astronautas que passam missões de longos períodos, devido as alterações físicas sofridas ao longo do período.

Alexandre Mansano (sob supervisão de Júlia Alves)

1 comments

Comments are closed.