UOL - O melhor conteúdo

Anvisa apreende dois lotes de medicamentos falsificados nesta terça-feira (03)

Operação destaca necessidade de atenção redobrada ao adquirir medicamentos; Em caso de suspeitas denuncie

Nesta terça-feira (03), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apreendeu dois lotes de medicamentos falsificados. Um dos lotes é do medicamento Rybelsus, um antidiabético oral utilizado no tratamento de adultos com diabetes tipo 2. Ele não havia sido produzido pela empresa que o fabrica, Novo Nordisk.

O outro lote falsificado é do medicamento Ofev, fabricado originalmente pela Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda. O Ofev é composto por cápsulas utilizadas no tratamento e na desaceleração da progressão da fibrose pulmonar idiopática (FPI) e da doença pulmonar relacionada à esclerodermia.

A Anvisa alerta que tanto a população quanto os profissionais de saúde devem adquirir medicamentos apenas em estabelecimentos regularizados, sempre na embalagem original completa e com emissão de nota fiscal.

Em caso de suspeita de medicamentos falsificados, a recomendação é entrar em contato com a empresa detentora do registro do produto e comunicar a própria Anvisa. Profissionais de saúde devem utilizar o sistema Notivisa, enquanto pacientes podem fazer a denúncia por meio da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – FalaBR.

Compartilhe com seus amigos!