A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (30), o acionamento da Bandeira Vermelha, no patamar 1, para o mês de junho de 2025. A mudança indica o aumento no custo de energia elétrica para os consumidores, com a cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kW/h consumidos.
Diante da queda no volume de chuvas, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projeta uma redução na geração de energia por hidrelétricas. Para compensar as afluências abaixo da média em todo o país, serão acionadas usinas termoelétricas, que possuem um custo de produção mais elevado.
A mudança na bandeira – que estava amarela em maio – alerta para o uso consciente e responsável da energia elétrica. Segundo a Aneel, a economia de energia reduz o valor da conta de luz e também contribuí para a preservação dos recursos naturais.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2025 para sinalizar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. As diferentes cores são definidas considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, instalação de fontes renováveis e acionamento de fontes mais caras.
Em caso de condições de geração de energia mais desfavoráveis, a Aneel aciona as bandeiras amarela, vermelha patamar 1 ou vermelha patamar 2. Dessa forma, a cobrança extra é aplicada automaticamente na conta de luz e o consumidor pode adaptar seu consumo.