Queda de energia elétrica afeta o abastecimento de água

Tempestades e ventos fortes em São Paulo
Foto: Reprodução/Facebook

Após as tempestades e os ventos fortes que atingiram a capital e a Grande São Paulo, moradores enfrentam nesta quarta-feira (10) não apenas a queda de energia, mas também problemas no abastecimento de água, já que a falta de eletricidade compromete o funcionamento dos sistemas de bombeamento.

Em nota, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informa que o abastecimento em parte da capital e algumas cidades da Região Metropolitana foi afetado. Sem eletricidade, não é possível bombear água para as casas.

Segundo o levantamento da Sabesp, na cidade de São Paulo, foram afetadas as seguintes regiões: Americanópolis, Morumbi, Parelheiros, Parque do Carmo, Sacomã, Tucuruvi, Vila Clara, Vila Formosa, Vila Mariana e Vila Romana. Os bairros próximos a essas regiões podem ter sido afetados, pois os reservatórios localizados nesses locais atendem a áreas vizinhas.

Já, na Grande São Paulo, foram impactadas totalmente as cidades de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Mauá, Santo André, Santa Isabel e Taboão da Serra; além de Cotia (região do Atalaia), Osasco (regiões do Mutinga e Vila Iracema); e São Bernardo do Campo (região do Baeta Neves).

Em alguns desses locais, a energia foi restabelecida, mas a recuperação do abastecimento está ocorrendo de forma gradual. Assim que o bombeamento é retomado, a água volta a fluir pelas tubulações, reabastecendo as caixas-d’água de cada casa e edifício no caminho, por isso a recuperação é gradativa.

Por isso, a Sabesp recomenda aos clientes que façam consumo consciente da água armazenada nos reservatórios domiciliares até a completa recuperação dos sistemas. A Companhia afirma que os imóveis residenciais que possuem caixa-d’água com reservação para no mínimo 24 horas de consumo, como determina o Decreto Estadual 12.342/78, podem nem sentir os efeitos.

A Sabesp afirma que está em contato com a concessionária de energia, acompanhando os trabalhos de restabelecimento da eletricidade.

“A Companhia pede desculpas pelos transtornos e segue à disposição dos clientes pelos canais de atendimento”, finaliza em nota.

Giulia Dardé sob supervisão de Letícia Souza. 

Compartilhe com seus amigos!