UOL - O melhor conteúdo

A Polícia Civil realiza a segunda fase da operação “Adolescência Segura”

Ação simultânea em seis estados combate crimes digitais cometidos por adolescentes contra outros jovens em plataformas como Discord e Telegram
Foto: Isaac Amorim/MJSP

A Polícia Civil do Rio de Janeiro, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realiza nesta quarta-feira (14) a segunda fase da operação Adolescência Segura. A ação tem como objetivo reprimir crimes digitais graves cometidos por adolescentes contra outros adolescentes, em seis estados brasileiros: Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Foram cumpridos cinco mandados de internação provisória e um mandado de busca e apreensão, todos expedidos pela Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro. Os alvos são adolescentes apontados como participantes ativos de grupos em plataformas como Discord e Telegram, onde ocorriam práticas como automutilação induzida, compartilhamento de pornografia infantil, rituais com animais, ameaças, coações e incitação ao suicídio. Em São Paulo, foi apreendido um computador usado por uma adolescente investigada, que acessava canais de aliciamento e armazenava conteúdos ilegais.

A operação conta com o apoio técnico do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) e das Polícias Civis dos seis estados envolvidos. Segundo Rodney da Silva, diretor da Secretaria Nacional de Segurança Pública, as investigações continuam com o objetivo de identificar novos integrantes da rede criminosa. A primeira fase da operação, realizada em abril, já havia desmontado servidores de plataformas que promoviam violência simbólica, estupro virtual e crimes de ódio.

Outro lado

Em nota enviada à BandNewsTV, o Discord afirmou que “violência e atividades ilegais não têm espaço no Discord ou na sociedade. Neste caso, o Discord compartilhou proativamente informações com as autoridades competentes, em conformidade com a lei, baniu as contas envolvidas e derrubou o servidor. O Discord conta com equipes especializadas que atuam diretamente no combate a essas redes organizadas e investe pesado em ferramentas avançadas de segurança e sistemas de moderação para proteger nossos mais de 200 milhões de usuários no mundo todo, porque sabemos que manter a segurança online hoje exige atenção constante. Estamos totalmente comprometidos em colaborar com as autoridades locais para garantir um espaço seguro e positivo para todos os nossos usuários no Brasil.”

Compartilhe com seus amigos!