Mais de 60 pessoas estão desaparecidas depois de um deslizamento de terra tingiu dois ônibus que trafegava por uma rodovia no Nepal nesta sexta-feira (12). As autoridades mobilizaram dezenas de militares e policiais para realizar buscas no Rio Trishuli, no distrito de Chitwan, cerca de 86 km a oeste da capital, Katmandu.
Pelo menos três passageiros sobreviveram com ferimentos leves ao pular dos ônibus antes que a massa de pedras e lama descesse pelas encostas. Imagens nas mídias sociais mostraram barcos de resgate no rio que apresentava uma cor amarronzada, devido à lama e ao lodo.
“Os ônibus não foram avistados. O rio ainda está cheio e a água está turva, o que representa um desafio para os buscadores”, disse Antim Sinjali, um funcionário do distrito.
Deslizamentos de terra e inundações provocados por chuvas torrenciais mataram pelo menos 91 pessoas no Nepal desde meados de junho.
Em uma publicação nas redes sociais, o primeiro-ministro Pushpa Kamal Dahal expressou tristeza pelos desastres e instruiu as agências governamentais a conduzirem operações eficazes de busca e resgate.