Nesta terça-feira (10) ocorre o tão esperado primeiro – e possivelmente último confronto – entre Kamala Harris e Donald Trump na disputa pela Casa Branca, nos Estados Unidos. O debate é o mais importante nos últimos 60 anos e pode ser decisivo para a corrida eleitoral norte-americana.
O evento acontece na Pensilvânia, um dos sete estados pêndulos, que se inclinam para um partido ou outro dependendo dos resultados eleitorais. A vice-presidente e o ex-presidente americano nunca se encontraram pessoalmente, por isso há uma expectativa para a performance dos candidatos, que pode ser decisivo nessa fase das eleições.
Tanto para os democratas quanto para os republicanos, um bom ou um péssimo desempenho pode ajudar ou destruir as estratégias eleitorais. Na última pesquisa divulgada neste último domingo (8) os candidatos continuam empatados tecnicamente.
O levantamento feito pelo The New York Times em parceria com o Instituto Siena indicou que Trump tem 48% das intenções de voto e Kamala, 47%, dentro da margem de erro de três pontos percentuais. Os números são praticamente os mesmos da pesquisa anterior, realizada no final de julho, após a desistência de Joe Biden. Os entrevistadores conversaram com 1.695 eleitores registrados em todo o país, de 3 a 6 de setembro de 2024.