Kamala Harris aceitou na noite desta quinta-feira (22) ser a candidata democrata na corrida pela Casa Branca. A ex-promotora e atual vice-presidente fez o discurso que encerrou a convenção do partido, após quatro dias.
Em 40 minutos de fala, ela destacou a trajetória profissional e política, relembrou conselho do pai na infância e enalteceu o exemplo e a criação da mãe.
“Ela dizia ‘nunca reclame de injustiça, mas faça algo para mudar isso'”, contou. “Ela também falava ‘Não faça nada pela metade'”.
Kamala falou sobre a trajetória como promotora, afirmou ter pautado a carreira para servir e cuidar do povo e tentou mostrar como essa bagagem irá refletir em um possível governo. Temas como aborto, direito das mulheres, sistema de saúde e cuidados com a classe média foram destacados como bandeiras.
“Eu prometo ser a presidente para todos os americanos. Vou colocar o país acima de partidos e da minha pessoa. Manter os princípios da América. Eu serei uma presidente que vai nos unir em torno das nossas mais altas aspirações.”
A agora oficialmente candidata criticou o projeto de Donald Trump para o novo governo, atacou atitudes dele dentro e fora da Casa Branca e classificou o pleito deste ano como a “eleição mais importante da história dos Estados Unidos”.
Outro tema bastante defendido por Kamala foi a política internacional, em especial as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio. “Eu e Joe Biden estamos lutando para que os palestinos tenham direito à liberdade e autodeterminação e que os israelenses fiquem seguros.”