Um apagão na tarde desta quinta-feira (22) deixou os estados do Acre e de Rondônia sem energia elétrica, afetando 217 mil consumidores.
A cidade de Rondolândia, que fica na divisa do Mato Grosso com Ji-Paraná (RO), também foi impactada. De acordo com a concessionária Energisa, o problema foi causado por uma falha no Sistema Interligado Nacional.
A interrupção aconteceu por volta das 17h, quando o sistema de transmissão do Complexo Madeira, que interliga Acre e Rondônia, apresentou falhas.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), determinou a criação de uma sala de situação, envolvendo o Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para acelerar a recomposição do sistema.
O reestabelecimento do serviço começou às 17h10, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (veja nota abaixo).
Nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico
“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que, às 16h47, desta quinta-feira, 22/8, houve interrupção de cerca de 980 MW de carga, nos estados do Acre (180 MW) e Rondônia (800 MW). Os dados foram obtidos através de sistema de supervisão do ONS. Houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN.
A recomposição do sistema teve início às 17h10, através da energização do sistema de interligação em 230 kV entre as subestações de Pimenta Bueno e Ji-Paraná. O processo de recomposição segue em andamento, já tendo sido recomposto 50 MW de cargas até o momento do envio desta nota (18h01).
O ONS ainda aguarda informações dos agentes para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível.”