Tailendeses elegem Paetongtarn como 1ª ministra

Tailendeses elegem Paetongtarn como 1ª ministra (REUTERS/Chalinee Thirasupa)

A Assembleia Nacional da Tailândia elegeu Paetong-tarn Shina-wa-tra, de 37 anos, como a nova primeira-ministra. Filha do ex-chefe de governo Thaksin Shinawatra, ela se torna a pessoa mais jovem e a segunda mulher a liderar o país, atrás apenas de sua tia.

A eleição de Paetongtarn segue a demissão do ex-primeiro-ministro Srettha Thavisin, que ocorreu após uma decisão do Tribunal Constitucional sobre corrupção. A nomeação de Paetongtarn marca um novo capítulo na política tailandesa, após décadas de instabilidade e disputas entre o Exército, elites pró-monarquia e partidos populistas.

Paetong-tarn começou na política em 2022, após trabalhar na administração do império empresarial da família. Durante a campanha, ela se destacou na mídia e em comícios. O Partido Pheu Thai, que ela lidera, assumiu o poder depois que o Senado bloqueou a formação de governo pelo rival Partido Move Forward.

Advertisement

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO