A Polícia Civil de São Paulo deflagrou na manhã desta quinta-feira (15) a Operação Efeito Colateral contra fraudes milionárias em planos de saúde. Foram cumpridos 49 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos alvos nas zonas leste, norte e sul da capital paulista.
Segundo informações iniciais, os investigados montaram “clínicas fantasma! Com as quais contratavam serviços das operadoras. Os sócios dessas empresas de fachada também figuravam como beneficiários. Dessa forma, conseguiam forjar pedidos médicos e resultados de exames para, posteriormente, pedir reembolsos de procedimentos que não existiam.
A SulAmérica, vítima do esquema, informou que os pedidos de reembolsos fraudulentos chegaram a R$ 5 milhões, mas foram pagos efetivamente cerca de R$ 3 milhões.
Foram aprendidos documentos, celulares, computadores e simulacros de armas de fogo. Ainda não há pedidos de prisão. Os suspeitos devem ser indiciados no curso das investigações. Até o momento, a Polícia civil focou em mapear como funcionava o esquema.
A operadora declarou ainda que uma parcela dos reajustes nos planos de saúde, que pesam no bolso do consumidor, deve-se também a fraudes como essa.