Nesta sexta-feira (02), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas laranja de “perigo de tempestade” e “chuvas intensas” para o primeiro fim de semana de 2026. A área de risco abrange grande parte dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, impulsionada pela chegada de uma frente fria pelo litoral paulista.
Segundo o Inmet, o alerta laranja é o penúltimo na escala de gravidade. Ele indica a possibilidade de ventos de até 100 km/h, queda de granizo, alagamentos e cortes de energia elétrica. Para o restante do país, vale um alerta amarelo de “perigo potencial”, com ventos de até 60 km/h e menor risco de danos.
O alerta de tempestade atinge, em São Paulo, a região metropolitana, litoral sul, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. No Rio de Janeiro, praticamente todo o estado está em alerta, com foco na Baixada Fluminense e na capital. A mesma situação de perigo é prevista para Minas Gerais e partes do Centro-Oeste.
O órgão alerta para danos em plantações e queda de árvores. Em caso de rajadas de vento, a recomendação é que a população não se abrigue sob árvores nem estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. O Inmet também orienta o desligamento de aparelhos elétricos e do quadro geral de energia.