A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta quarta-feira (10), o relatório do deputado Diego Garcia (Republicanos), que se posicionava contra a cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e questionava pontos das investigações conduzidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com a derrubada do parecer, por 32 votos a 27, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA) foi designado como novo relator.
Zambelli está afastada das atividades parlamentares. Condenada pelo STF por invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça, porte ilegal de arma e constrangimento, após perseguição a um homem nas ruas de São Paulo, ela teve prisão decretada e foi detida na Itália após fugir do país.
A defesa alegou falta de acesso integral aos autos e contestou o uso do depoimento de uma testemunha que teria alterado sua versão diversas vezes. Esses pontos foram incluídos no relatório rejeitado de Garcia, que também defendia que a palavra final sobre a perda de mandato deveria caber ao Congresso.
Caso o plenário da Câmara decida pela cassação, São Paulo perderá uma representante em sua bancada federal.