Vereador é preso em operação contra facção no RJ

Ernane Aleixo oferecia estrutura e maquinário usados em barricadas e negociava vagas de emprego em troca de apoio político
Foto: Reprodução/BandNewsTV

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta terça-feira (25), o vereador Ernane Aleixo, de São João de Meriti, durante a Operação Muro de Favores, que investiga a atuação de uma rede criminosa ligada ao Terceiro Comando Puro na Baixada Fluminense. Ele foi detido com outras quatro pessoas. A ofensiva é parte da estratégia Barricada Zero, do governo estadual.

A ação mobilizou agentes para cumprir oito mandados de prisão e 36 de busca e apreensão, autorizados pela 2ª Vara Criminal de Meriti. Segundo as investigações, o TCP mantinha uma rede de apoio político para garantir controle territorial nas comunidades Trio de Ouro, em São João de Meriti, e Guacha e Santa Tereza, em Belford Roxo. As apurações indicam que Ernane oferecia estrutura e maquinário usados na montagem de barricadas em Vilar dos Teles, além de negociar vagas de emprego em um hospital da região em troca de apoio político.

O objetivo da operação, segundo a corporação, é desmontar a cadeia hierárquica e financeira do TCP, remover barricadas e restabelecer o controle do Estado e a circulação de serviços públicos nas comunidades afetadas.

Compartilhe com seus amigos!