Um incêndio atinge o principal pavilhão de eventos da Conferência do Clima da ONU (COP) em Belém, no Pará, nesta quinta-feira (20). O local foi evacuado para garantir a segurança dos presentes.
O incêndio começou por volta das 14h em um estande localizado na Blue Zone, nas proximidades do pavilhão brasileiro. A área, que concentra os pavilhões de países e organizações e serve de palco para as negociações oficiais, rapidamente foi tomada pelo cheiro intenso de fumaça. A situação provocou tumulto e corrida entre os participantes. Como medida imediata de segurança, a energia do espaço foi cortada e todas as negociações foram interrompidas.
Cerca de 13 indivíduos receberam atendimento por inalação de fumaça, permanecendo sob monitoramento. De acordo com as autoridades do evento, todos receberam o suporte médico necessário e não houve registro de feridos graves.
Além disso, foi dito que o Governo Brasileiro e a UNFCCC decidiram fechar temporariamente a Zona Azul enquanto o Corpo de Bombeiros realiza uma avaliação completa da estrutura e das condições de segurança. Uma atualização oficial está prevista para ser divulgada às 20h, após a conclusão da inspeção.
A organização reforça que a Zona Verde segue funcionando normalmente, com atividades mantidas conforme a programação.
Perto do horário onde as chamas diminuíram, o ministro do Turismo Celso Sabino afirmou que “o fogo foi contido e não há feridos.” Além disso, ressaltou que o episódio não comprometeu a realização do evento.