O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que tem a “obrigação” de processar a BBC, a emissora mais famosa do Reino Unido. O caso tem relação com uma edição tendenciosa envolvendo um discurso de Trump.
O chefe da Casa Branca afirmou que a briga judicial é necessária porque não se pode “permitir que pessoas façam isso”. Ele também acusou o canal britânico de ter “enganado” o público. A BBC admitiu ter errado ao exibir um discurso feito por Trump em 2021. Isso porque foi feita uma edição unindo trechos que originalmente estavam separados por quase uma hora.
A parte transmitida pela BBC mostra Trump dizendo: “Vamos caminhar até o Capitólio… e eu estarei lá com vocês. E lutaremos. Lutaremos como se não houvesse amanhã”. Logo depois, o local foi invadido.
Originalmente, no entanto, Trump convocava os aliados para “aplaudir senadores”. O presidente americano deve pedir 1 bilhão de dólares em compensações. Dois diretores da BBC se demitiram por causa da crise, mas a emissora ainda não respondeu se pagará indenização a Trump.