Mauro Vieira deve se encontrar com Marco Rubio nesta terça-feira (11)

Auxiliares presidenciais estarão na reunião ministerial do G7, no Canadá
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, deve se encontrar nesta terça-feira (11) com secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, após a reunião ministerial do G7, como é conhecida a organização que reúne as principais economias do mundo. Embora, o Brasil não faça parte do grupo, o país é frequentemente convidado para o evento, que acontecerá no Canadá.

A expectativa é que Vieira aproveite a oportunidade para se reunir com Rubio e dê continuidade nas tratativas para a articulação de um encontro comercial entre as duas nações. A reunião bilateral ainda não foi oficializada pelas diplomacias, mas os dois estarão no mesmo lugar, o que pode contribuir para a articulação do encontro.

Esta seria a segunda conversa oficial presencial entre os dois auxiliares desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu em outubro com o chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, na Malásia. Apesar das negociações por uma flexibilização no tarifaço de Trump serem tratadas até o momento como positivas, as duas nações ainda não alcançaram nada concreto.

Mauro Vieira também terá a oportunidade para verificar as chances de um novo acordo entre os dois presidentes, principalmente depois que Lula admitiu que iria telefonar novamente para o republicano caso as tratativas entre os dois países não avancem até o final da COP 30, a conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU), que está sendo realizada em Belém, capital do Pará.

O governo brasileiro também espera uma reunião mais ampla não apenas com Vieira e Marco Rubio, mas com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Compartilhe com seus amigos!