O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quinta-feira (29) que concordou em reduzir as tarifas sobre a China após encontro com Xi Jinping na cidade sul-coreana de Busan.
As exigências para o fechamento do acordo incluíram: intensificação do combate ao comércio ilícito de fentanil, a retomada das compras de soja do país norte-americano e a continuidade do fluxo de exportação de terras raras.
O encontro entre os dois líderes foi o primeiro desde 2019 e marcou o fim da viagem de Trump pela Ásia, na qual ele também destacou avanços comerciais com a Coreia do Sul, Japão e nações do Sudeste asiático.
Segundo Trump, as taxas sobre produtos chineses caíram de 57% para 47%. Já os tributos impostos sobre produtos relacionados ao fentanil passaram de 20% para 10%.
A China concordou em suspender os controles de exportação anunciados este mês sobre terras raras , elementos com papéis vitais em carros, aviões e armas, que se tornaram a fonte de influência mais poderosa de Pequim em sua guerra comercial com os Estados Unidos.