A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou, neste domingo (5), a importação excepcional de 2.600 frascos de Fomepizol, usado como antídoto nos casos de intoxicação pela substância metanol.
O pedido foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e a importação será feita via Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), sendo 2.500 adquiridos pelo Ministério da Saúde e 100 frascos pelo fabricante. O prazo para entrega será negociado.
A autorização de importação excepcional foi concedida de forma ágil, com base na Resolução de Diretoria Colegiada – RDC 203/2017, que estabelece os critérios e procedimentos para importação em caráter de excepcionalidade, de produtos sujeitos à vigilância sanitária que ainda não possuem registro na Anvisa.
O Fomepizol é uma das opções de tratamento para os casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas possivelmente adulteradas ou falsificadas. Em todo o país, são 14 casos confirmados e 181 em investigação. Do total de registros, 162 são em São Paulo (14 confirmados e 148 em investigação).