Trump diz estar surpreso com condenação de Jair Bolsonaro

Presidente dos EUA comparou caso com problemas judiciais que enfrentou
Foto: BandNews TV/Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (11) estar surpreso com a condenação do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O republicano comentou o caso com a imprensa enquanto deixava a Casa Branca para embarcar para Nova York.

“Eu vi o julgamento e conheço ele bem: um líder justo. O que posso dizer é que o conheci como presidente do Brasil e que ele é um homem bom. Não imaginei que isso aconteceria”, declarou. Trump comparou a condenação de Bolsonaro com processos judiciais que ele próprio enfrentou.

O presidente dos EUA não comentou se pretende aplicar novas sanções ao Brasil como retaliação à decisão do STF. Em julho, Trump justificou as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, em parte, pelo que chamou de “caça às bruxas” contra Bolsonaro.

Nesta terça-feira (9), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que os Estados Unidos estão dispostos a “usar meios militares” para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”, em referência ao julgamento. Sem citar diretamente o país, o Itamaraty divulgou uma nota condenando o “uso de sanções econômicas ou ameaça de uso da força” contra a democracia brasileira.

Compartilhe com seus amigos!