Os Estados Unidos revogaram, nesta quinta-feira (21), os vistos do senador Rodrigo Pacheco e do ministro da Justiça Ricardo Lewandowski. A informação foi confirmada pelo repórter Túlio Amâncio, com base em fontes próximas ao governo americano.
A medida faz parte de uma série de ações recentes contra autoridades brasileiras. Em 18 de julho, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, anunciou que o governo suspendeu os vistos do ministro do STF Alexandre de Moraes, de aliados e familiares imediatos.
Na mesma ocasião, sete outros ministros do Supremo tiveram seus vistos cancelados: Luis Roberto Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também entrou na lista.
Além disso, Moraes recebeu sanção sob a Lei Magnitsky, que permite penalizar autoridades envolvidas em violações de direitos humanos e corrupção. A revogação dos vistos de Pacheco e Lewandowski reforça a postura americana contra figuras do governo e do Judiciário brasileiros.