UOL - O melhor conteúdo

Suprema Corte limita ação de tribunais federais contra decretos da Casa Branca

A decisão tem relação principalmente com a medida de Trump para impedir que filhos de imigrantes ilegais sejam considerados americanos

A Suprema Corte dos Estados Unidos emitiu nesta sexta-feira (27), a decisão de limitar o alcance das decisões dos tribunais inferiores em relação a decretos da Casa Branca. A medida abre caminho para que a proposta de Donald Trump para proibir a cidadania americana a filhos de turistas no país vire lei.

O resultado representa uma vitória para Trump, que já havia se queixado de que o bloqueio da medida criava obstáculos à agenda do governo. A corte concedeu mais 30 dias para que a medida de Trump sobre a cidadania entre em vigor, o que pode levar a novas batalhas judiciais.

O chefe da Casa Branca classificou a decisão como uma “grande e incrível”, além de uma “vitória monumental para a separação de poderes”. Ele ainda chamou a atuação de juízes de primeira ou outras instâncias de nível mais baixo do que a Suprema Corte de “abuso colossal”, dizendo que isso significou uma “grande ameaça à democracia”

A cidadania por nascimento torna automaticamente qualquer pessoa nascida nos Estados Unidos um cidadão americano, incluindo crianças nascidas de mães que estavam no país ilegalmente. O direito foi criado logo após a Guerra Civil na 14ª Emenda da Constituição.

Os EUA estão entre os cerca de 30 países onde a cidadania por direito de nascença é aplicada. O princípio utilizado é o “jus soli” (direito do solo).

Confira a lista:

  1. Antígua e Barbuda
  2. Argentina
  3. Barbados
  4. Belize
  5. Brasil
  6. Canadá
  7. Chade
  8. Chile
  9. Cuba
  10. Dominica
  11. Equador
  12. El Salvador
  13. Estados Unidos
  14. Fiji
  15. Granada
  16. Guatemala
  17. Guiana
  18. Honduras
  19. Jamaica
  20. Lesoto
  21. México
  22. Paquistão
  23. Panamá
  24. Paraguai
  25. Peru
  26. São Cristóvão e Nevis
  27. Santa Lúcia
  28. São Vicente e Granadinas
  29. Uruguai
  30. Venezuela
Compartilhe com seus amigos!