O presidente Lula se reúne hoje (8) com sua equipe ministerial. Esta é a segunda reunião ministerial ampla do ano e ocorre com Lula cobrando mais resultados dos ministros.
Ele tem pedido maior divulgação das ações do governo e agilidade na implementação de medidas já anunciadas, antes de apresentar novas propostas. O governo conta com 39 ministérios, incluindo a pasta extraordinária para a reconstrução do Rio Grande do Sul.
A primeira reunião com todos os ministros ocorreu em março e focou na alta dos preços dos alimentos e na queda na popularidade de Lula. Nesta quinta-feira, o presidente deve definir as prioridades para o semestre, especialmente no Legislativo.
Entre essas prioridades está a desoneração da folha de pagamento para 17 setores e pequenos municípios. Há três semanas, Lula criticou a lentidão do governo e pediu que os ministros “passassem por cima dos manuais” para acelerar a implementação de planos. Ele alertou que, sem rapidez, o governo pode não conseguir cumprir as metas antes do fim do mandato.
No mês passado, Lula também reclamou da falta de presença dos ministros em reuniões interministeriais e pediu ao chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, que garanta a participação efetiva de todos.
Na reunião de março, o presidente lembrou que ainda há muito a ser feito e que as promessas de campanha precisam ser cumpridas dentro do prazo.