UOL - O melhor conteúdo

Governo Trump dá prazo final para países evitarem novas tarifas comerciais

Casa Branca confirma ultimato: propostas devem ser enviadas até quarta-feira para evitar sobretaxas dos EUA
Reprodução: BandNews TV

A Casa Branca confirmou nesta terça-feira que o governo de Donald Trump deu um ultimato aos países que negociam acordos comerciais com os Estados Unidos. A porta-voz do governo afirmou que os parceiros têm até amanhã, quarta-feira, para apresentar uma lista com suas melhores propostas em diversas áreas. O anúncio foi feito pouco depois da publicação de uma reportagem da agência Reuters revelando o envio de uma carta com o aviso formal aos países.

As negociações começaram no dia 9 de abril, quando Trump suspendeu temporariamente as tarifas impostas durante o chamado “Dia da Libertação”. A suspensão, válida por 90 dias, termina no dia 8 de julho. Desde então, apenas o Reino Unido conseguiu firmar um acordo com os Estados Unidos, no início de maio. Pelo acerto, Washington manteve uma tarifa de 10% sobre produtos britânicos, enquanto Londres se comprometeu a reduzir as taxas sobre importações americanas de 5,1% para 1,8%, além de abrir mais espaço no mercado local para empresas dos EUA.

Com o prazo final se aproximando, a pressão sobre os países interessados em evitar tarifas mais altas aumenta. O governo Trump tenta acelerar as tratativas e tem dado sinais claros de que só fechará acordos com quem oferecer condições vantajosas. O acordo com o Reino Unido foi citado como exemplo de cooperação bem-sucedida e servirá de referência nas negociações com os demais países.

Compartilhe com seus amigos!