Após uma semifinal com poucas ondas, que resultou na eliminação da disputa pelo ouro de Gabriel Medina, o surfista brasileiro conquistou seu merecido lugar no pódio.
Embora não tenha sido o resultado esperado, já que Gabriel era o favorito para ser o campeão olímpico desta edição, os torcedores celebraram a conquista do terceiro lugar, mesmo após sua eliminação polêmica.
A disputa pelo bronze foi entre Medina e o surfista peruano Alonso Correa. O adversário começou colocando pressão em Gabriel ao assumir a liderança com uma nota de 6,38. Mas, logo depois, o surfista brasileiro pontuou três notas acima de 7 e venceu com a somatória das duas maiores – 7,77 e 7,77.
Com uma trajetória marcante, Medina conseguiu conquistar sua primeira medalha olímpica. Na edição de Tóquio, após outra disputa polêmica com o surfista japonês Kanoa Igarashi, Medina terminou sua participação em 4º lugar.
Agora, a disputa pelo ouro brasileiro no surfe fica nas mãos da surfista Tatiana Weston-Webb. A final está prevista para às 21:57, contra a americana Caroline Marks.