UOL - O melhor conteúdo

‘Quer enganar o consumidor’: aumento da venda de ‘café fake’ preocupa indústria

Diretor da Associação Brasileira da Indústria do Café, Celírio Inácio, alerta consumidores e explica táticas de falsificação utilizadas por empresas
Reprodução: BandNews TV

O aumento da venda de café falsificados no mercado tem preocupado as indústrias do setor. Em entrevista concedida à BandNews TV, nesta terça-feira (11), o diretor da Associação Brasileira da Indústria do Café, Celírio Inácio, alertou o consumidor sobre o consumo dos “cafés fakes”. Ele destaca o uso de materiais que podem ser nocivos à saúde do consumidor em produtos não originais.

“É um produto que diz que é a base do café. É um produto que vem com as mesmas características de embalagem de café e que se coloca nas prateleiras dos mercados e dos varejos com todas as características de embalagem do café, mas não é café. É um produto composto de resíduos de produtos agrícolas (…) e se diz que é a base de café, mas que quer enganar o consumidor” – disse o diretor.

Celírio também explicou as estratégias utilizadas pelas empresas distribuidoras de café falsificado para enganar o consumidor, como o uso de uma identidade visual nas embalagens semelhantes das originais e os preços mais baratos. A prática de falsificação e de induzir o cliente a comprar e consumir um produto falsificado é considerada crime, e coloca a rede varejista como corresponsável da fraude.