AGU solicitará à Polícia Federal investigação sobre fake news relacionadas ao Pix

Ministério da Justiça também irá analisar cobranças abusivas por comerciantes
Fonte: Band.com.br

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que vai solicitar à Polícia Federal a abertura de um inquérito para investigar os responsáveis pela divulgação de informações falsas nas redes sociais sobre o uso do Pix. Além disso, a AGU afirmou que pedirá à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) a investigação de práticas abusivas associadas a golpes aplicados por meio de Pix.

Na tarde desta quarta-feira (15), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o Secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciaram a revogação da norma que regulamentava o monitoramento das transações via Pix.

A medida estava sendo utilizada para a aplicação de golpes. O ministro da AGU, Jorge Messias, explicou em nota que muitas pessoas caíram no golpe e ressaltou que a instituição notificará a Senacon sobre a abertura de inquéritos para a identificação dos criminosos.

Advertisement

“Determinamos que a AGU notifique a Polícia Federal para a abertura de inquérito policial, com o objetivo de identificar todos os responsáveis nas redes sociais por gerar esta desordem informacional, criando essa narrativa que levou cidadãos de boa-fé, incluindo comerciantes e o público em geral, a cair em golpes contra a economia popular”, disse o ministro Jorge Messias.

Além disso, ele informou que foram identificados crimes envolvendo o uso indevido de símbolos do Governo Federal, do Ministério da Fazenda e da Secretaria da Receita Federal. Por isso, a AGU abrirá um inquérito para investigar crimes relacionados às relações de consumo.

A AGU e a Senacon também solicitaram aos Procons estaduais que realizem uma campanha informativa sobre o uso seguro do Pix.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO