PGR recomenda que STF não devolva passaporte de Bolsonaro

Parecer de Paulo Gonet afirma que pedido “esbarra falta de demonstração de interesse público” do pedido
Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) recomendou que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeite o pedido de Jair Bolsonaro para a devolução do passaporte. Indiciado por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente teve seu documento retido e não pode sair do país para ir aos Estados Unidos acompanhar a posse de Donald Trump, marcada para a próxima segunda-feira (20).

No parecer, Paulo Gonet afirma que “o requerente não apresentou fundamento de especial relevo que supere o elevado valor de interesse público que motiva a medida cautelar em vigor.”

“A viagem desejada pretende satisfazer interesse privado do requerente, que não se entremostra imprescindível. Não há, na exposição do pedido, evidência de que a jornada ao exterior acudiria a algum interesse vital do requerente, capaz de sobrelevar o interesse público que se opõe à saída do requerente do país”, prossegue o documento.

Advertisement

Para pedir a devolução do documento, Bolsonaro alegou que o evento era de uma “singular importância histórica”. O STF solicitou que o ex-presidente apresentasse o convite oficial para a posse. A defesa de Bolsonaro, por sua vez, alegou que o convite para a posse era o próprio e-mail apresentado por seu filho, Eduardo Bolsonaro, no pedido.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO