Setor de serviços recua 0,9% em novembro, influenciado por transporte

Em outubro, o setor tinha atingido o ponto mais alto da série histórica, iniciada pelo IBGE em janeiro de 2011

O setor de serviços, que reúne atividades como transporte, alimentação, imobiliárias e turismo, caiu 0,9% na passagem de outubro para novembro. Em outubro, o setor tinha atingido o ponto mais alto da série histórica, iniciada pelo instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em janeiro de 2011.

Nos primeiros 11 meses de 2024, o volume de serviços soma alta de 3,2%. Em 12 meses, o acumulado positivo chega a 2,9%. Na comparação com novembro de 2023 houve expansão de 2,9%.

Com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta quarta-feira (15), o IBGE aponta que o setor se encontra 16,9% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020).

Advertisement

O recuo de 0,9% é o mais intenso na comparação entre meses imediatamente seguidos desde abril 2023 (-1,8%). O IBGE faz ajustes de sazonalidade das informações, de forma que seja adequado comparar os resultados entre meses diferentes, mesmo que não sejam seguidos.

 

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO