Nesta terça-feira (14), o Hamas aceitou o rascunho de acordo de cessa-fogo com Israel de acordo com mediadores no Catar. O ministro das Relações Exteriores do Catar disse que as negociações de alto nível para um acordo entre Hamas e Israel nunca estiveram tão próximas de um estágio final.
Em entrevista coletiva na manhã de hoje, o chanceler disse que, até a conclusão, não haverá nenhum anúncio. Falou que as conversas em Doha também contaram com participação de delegações de Joe Biden, Donald Trump e do Egito. E classificou as conversas como produtivas e positivas.
De acordo com um rascunho obtido pela agência Associated Press, o acordo de três fases começaria com a libertação gradual de 33 reféns israelenses ao longo de um período de seis semanas, incluindo mulheres, crianças, idosos e civis feridos. Em troca, centenas de mulheres e crianças palestinas presas por Israel seriam entregues ao Hamas.
Forças israelenses também se retirariam dos centros populacionais, enquanto os palestinos seriam autorizados a voltar para suas casas no norte de Gaza. Haveria ainda um aumento na ajuda humanitária, com cerca de 600 caminhões entrando em Gaza a cada dia.
O Hamas já teria aceitado os termos do acordo. Um oficial israelense disse que houve progresso, mas que os detalhes estão sendo finalizados.