Morre ex-presidente da OAB que assinou pedido de Impeachment de Collor

Marcello Lavenère Machado tinha 86 anos e atuou em prol das vítimas da ditadura militar
Fonte: Lula Marques/ Agência Brasil

O ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (OAB), Marcello Lavenère Machado, morreu aos 86 anos, neste domingo (12), em Brasília.

O alagoano se tornou conhecido por ter assinado o pedido de Impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, quando era presidente da OAB – seu mandato foi de abril de 1991 a março de 1993.

Lavenère foi procurador do estado de Alagoas, presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça entre 2003 e 2007. Também foi membro da Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Universidade de Brasília (UnB) e da Escola Superior do Ministério Público.

Advertisement

Contra a ditadura

No período em que presidiu o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), ele se dedicou às reparações sobre as vítimas da ditadura militar. Em nota, a OAB manifestou que ficará de luto por sete dias. Os presidentes em exercício e nacional da OAB, Rafael Horn e Beto Simonetti, afirmaram que a atuação de Lavenère na advocacia é um “exemplo para todos que tem compromisso com a profissão” e que “Lavenère é uma das referências para a advocacia”.

O presidente Lula também lamentou a morte do jurista, transmitindo solidariedade aos familiares. “Sempre atuante na defesa da democracia e da justiça social, Lavenère deixou seu legado na advocacia do Brasil e à frente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e se dedicou à luta pela reparação às vítimas da ditadura”, escreveu.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO