Nove pessoas morreram por conta dos temporais e dos deslizamentos de terra em Ipatinga e Santana do Paraíso, cidades do Vale do Aço, em Minas Gerais. As equipes de busca ainda procuram por um desaparecido. A informação foi confirmada em uma entrevista coletiva concedida pela Defesa Civil.
As autoridades de Ipatinga está recolhendo doações de água, alimentos e produtos de limpeza no Estádio Municipal João Lamego Netto, o Ipatingão, além de lonas e colchões para os desabrigados. O local também vai abrigar os desalojados.
Em Ipatinga, a prefeitura decretou situação de emergência. Como a UPA da cidade foi tomada pela lama, os atendimentos foram direcionados para as unidades de saúde de Coronel Fabriciano e Timóteo. A previsão é de que todas as unidades básicas de saúde estejam funcionando para pronto atendimento nesta segunda-feira (13).
Segundo a Defesa Civil, Ipatinga registrou 120mm de chuva desde ontem. O córrego Gerasa transbordou, casas desabaram, avenidas foram obstruídas e barrancos deslizaram. Os trabalhos de busca para localizar desaparecidos continuam.
Zema vai visitar a região
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO) gravou um vídeo prestando solidariedade às vítimas, e afirmou que vai visitar a região de Ipatinga nesta segunda-feira (13).