O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) abriu investigação para apurar o acidente aéreo ocorrido em Ubatuba, litoral norte paulista, na manhã desta quinta-feira (9). Um avião modelo Citacion 525, fabricado pela Cessna em 2008, ultrapassou a pista ao tentar pousar, atravessou um alambrado e atingiu pessoas em uma pista de skate antes de explodir na praia. O acidente resultou na morte do piloto, ferimentos em quatro passageiros, incluindo duas crianças, e em três pessoas que estavam no local.
O promotor de Justiça Tiago Antonio de Barros Santos instaurou um procedimento para investigar as causas e responsabilidades do ocorrido, além de verificar a regularidade da aeronave e do Aeroporto de Ubatuba. Informações preliminares foram solicitadas à prefeitura, à ANAC e ao CENIPA, com prazo de 48 horas para resposta. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) ficará responsável pela análise técnica do acidente.
A aeronave havia decolado de Mineiros (GO) e estava em situação regular de aeronavegabilidade, mas não possuía autorização para táxi aéreo. As condições meteorológicas no momento eram adversas, com chuva e pista molhada, fatores que podem ter contribuído para a falha no pouso.