O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que não participará, nesta quarta-feira (8), da cerimônia que relembra os atos de 8 de janeiro de 2023. Segundo sua assessoria de comunicação, a ausência deve-se a uma viagem ao exterior previamente programada.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, também está fora de Brasília e ainda não confirmou presença. Além dos atuais líderes da Câmara e do Senado, o senador Davi Alcolumbre (União-AP) e o líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), também não devem participar.
Conforme informado, o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), representará a Casa na cerimônia organizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o evento, o presidente convocou 38 ministros, além dos comandantes das Forças Armadas: general Tomás Paiva, do Exército; tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, da Aeronáutica; e almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, da Marinha.
Programação no STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) promoverá uma roda de conversa às 14h para relembrar os atos de 8 de janeiro. O ministro Edson Fachin abrirá o encontro, e servidores que contribuíram para a restauração também devem participar da conversa.
Pela manhã, o presidente participará de uma cerimônia com a presença de autoridades dos Três Poderes, representantes da Embaixada Suíça, integrantes do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No encerramento do dia, Lula descerá a rampa do Palácio do Planalto para um ato simbólico na Praça dos Três Poderes.
Texto de Geovanna Oliveira (sob supervisão de Denise Bonfim)