Relógio histórico do século 17, danificado em invasão de 8 de janeiro, é devolvido ao Planalto

A peça foi um presente da corte francesa ao imperador Dom João VI, em 1808
Divulgação

Um dos símbolos danificados durante a invasão de 8 de janeiro será devolvido ao acervo. Trata-se de um relógio do século 17, que estava exposto no mesmo local e foi derrubado com violência por Antônio Cláudio Alves Ferreira, um dos invasores presos nos atos golpistas, em imagens amplamente reproduzidas na imprensa e nas redes sociais.

Construído pelo relojoeiro Balthazar Martinot Boulle, a peça foi um presente da corte francesa ao imperador Dom João VI, em 1808. Tanto o relógio quanto a caixa de André Boulle, destruídos durante os atos de vandalismo, foram completamente restaurados na Suíça, por meio de um acordo formalizado com a Embaixada da França no Brasil.

As obras restauradas serão oficialmente reintegradas ao acervo do governo em uma cerimônia marcada para quarta-feira (8), quando a invasão completará dois anos.

Advertisement

No total, 21 peças foram restauradas no Palácio da Alvorada, e três delas já chegaram ao Planalto nesta segunda-feira (6). O governo montou um laboratório no Palácio da Alvorada para realizar o restauro das obras danificadas pelos vândalos. O processo foi realizado graças a um acordo de cooperação técnica com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que assumiu os custos do trabalho realizado por uma equipe de dez restauradores da Universidade Federal de Pelotas.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO