BRICS: Brasil anuncia a entrada da Indonésia como membro pleno do grupo

Em seu primeiro ato na presidência dos Brics, o governo do Brasil anunciou que a Indonésia se juntara ao bloco, totalizando dez países membros
Foto: Ricardo Stuckert/ Planalto

Foi anunciado nesta segunda-feira (6) pelo governo brasileiro o ingresso formal da República da Indonésia no BRICS, na condição de membro pleno. O anúncio foi o primeiro ato do Brasil como presidente do grupo.

Com a entrada da Indonésia, os BRICS passam a contar com dez membros plenos: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Indonésia. A Arábia Saudita foi convidada, mas ainda não respondeu.

A entrada da Indonésia na aliança estava aprovada desde agosto de 2023, mas, em função das eleições presidenciais em 2024, o país comunicou ao grupo seu interesse de ingressar no BRICS somente após a formação do novo governo. Os países do BRICS, por consenso, aprovaram a entrada da Indonésia.

Advertisement

Detentora da maior população e da maior economia do Sudeste Asiático, a Indonésia compartilha com os demais membros do grupo o apoio à reforma das instituições de governança global e contribui positivamente para o aprofundamento da cooperação do Sul Global, temas prioritários para a presidência brasileira do BRICS, cujo lema é “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO