Governo americano corre risco de entrar em shutdown após plano de financiamento de Trump ser rejeitado

Apesar do apoio, 38 republicanos votaram contra o pacote, junto a quase todos os democratas
Reprodução: BandNews TV

O governo dos Estados Unidos está perto de enfrentar uma paralisação. Ontem à noite, a Câmara dos Deputados rejeitou um plano defendido pelo presidente eleito Donald Trump para ampliar o financiamento federal e evitar o shutdown, a um mês da posse. O financiamento atual expira à meia-noite.

Se os legisladores não conseguirem prorrogar esse prazo, o governo entrará em uma paralisação parcial, que iria interromper o repasse de recursos para tudo, desde a fiscalização das fronteiras até aos parques nacionais, e cortaria os salários de mais de dois milhões de trabalhadores federais. Os republicanos submeteram a nova proposta à votação depois que Trump e o bilionário Elon Musk, seu assessor informal, criticaram um acordo bipartidário alcançado no Congresso após meses de negociações. Por uma votação de 235 a 174, a Câmara rejeitou o pacote de gastos, que foi elaborado às pressas.

Apesar do apoio de Trump, 38 republicanos votaram contra o pacote, junto a quase todos os democratas. O projeto estenderia o financiamento do governo até março e, a pedido de Trump, suspenderia os limites da dívida federal por dois anos. Na prática, esse é o limite de empréstimos que podem ser contraídos pelo governo para pagar suas contas. Quando ele é atingido, as autoridades precisam honrar seus compromissos com o dinheiro que estiver em caixa, correndo o risco de um indesejado calote.

Advertisement

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO