Rio de Janeiro bate recorde de calor com temperatura chegando a 40ºC

Créditos: © Tomaz Silva/Agência Brasil

O município do Rio de Janeiro alcançou nesta quinta-feira (28) o Nível de Calor 3 (NC3), terceiro de cinco estágios estabelecidos pelo Centro de Operações Rio (COR) para monitorar e alertar a população sobre ondas de calor. Este é o nível mais alto já registrado desde a criação do sistema, em julho deste ano. No início da tarde, a capital fluminense registrou a maior temperatura do ano: 40,4°C na Estação Marambaia, Zona Oeste. O recorde anterior, de 39,9°C, foi observado no dia 2 de outubro.

O NC3 é ativado quando a cidade registra temperaturas entre 36°C e 40°C, com previsão de manutenção ou aumento do calor por pelo menos três dias consecutivos. Apesar do alerta, não há impacto direto na rotina do município.

De acordo com o Sistema Alerta Rio, o dia será marcado por céu claro a parcialmente nublado, calor intenso e baixa umidade, que deve permanecer em torno de 25%. A máxima prevista para hoje é de 42°C.

Advertisement

A classificação por níveis de calor foi implementada pelo COR para orientar a população sobre os riscos à saúde associados às ondas de calor. No Nível de Calor 3, é recomendada atenção redobrada, especialmente para pessoas em grupos de risco, como idosos, crianças e portadores de doenças crônicas.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO