O município do Rio de Janeiro alcançou nesta quinta-feira (28) o Nível de Calor 3 (NC3), terceiro de cinco estágios estabelecidos pelo Centro de Operações Rio (COR) para monitorar e alertar a população sobre ondas de calor. Este é o nível mais alto já registrado desde a criação do sistema, em julho deste ano. No início da tarde, a capital fluminense registrou a maior temperatura do ano: 40,4°C na Estação Marambaia, Zona Oeste. O recorde anterior, de 39,9°C, foi observado no dia 2 de outubro.
O NC3 é ativado quando a cidade registra temperaturas entre 36°C e 40°C, com previsão de manutenção ou aumento do calor por pelo menos três dias consecutivos. Apesar do alerta, não há impacto direto na rotina do município.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, o dia será marcado por céu claro a parcialmente nublado, calor intenso e baixa umidade, que deve permanecer em torno de 25%. A máxima prevista para hoje é de 42°C.
A classificação por níveis de calor foi implementada pelo COR para orientar a população sobre os riscos à saúde associados às ondas de calor. No Nível de Calor 3, é recomendada atenção redobrada, especialmente para pessoas em grupos de risco, como idosos, crianças e portadores de doenças crônicas.