Austrália proíbe redes sociais para menores de 16 anos

Reprodução

A Austrália vai proibir o uso de redes sociais para menores de 16 anos. O projeto de lei foi aprovado hoje pelo Senado, depois de também ter passado pela Câmara dos Deputados.

A proibição deve demorar um ano para entrar em vigor. Nesse período, as empresas deverão desenvolver métodos capazes de identificar se um usuário é menor de idade ou não. Quem desrespeitar a regra estará sujeito a multas de até 32 milhões de dólares.

O texto não especificou quais plataformas serão banidas, mas coloca na mira, por exemplo, Facebook, Instagram e o TikTok. Redes que não precisam de uma conta para serem acessadas, como o YouTube, podem ser poupadas.

Advertisement

O premiê australiano alega que a medida é necessária para evitar efeitos nocivos das redes em crianças e adolescentes, principalmente quando se fala em saúde mental. A decisão no país da Oceania poderá servir de exemplo para outros que já iniciaram debates parecidos.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO