Datafolha: 60% dos pardos não se consideram negros

Reprodução/Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
De acordo com a última pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo (24), mais da metade das pessoas que se autodeclararam pardas no Brasil não se identificam como negras.
 
A pesquisa mostra que seis em cada dez pardos, ou 60%, não se consideram como negros, enquanto 40% se veem como tal. Já entre os que se declaram pretos, 4% não se consideram negros, enquanto 96% se veem como tal. Foram ouvidas 2.004 pessoas, de 16 anos ou mais, em 113 cidades brasileiras, entre os dias 5 e 7 de novembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais (p.p.) para mais ou para menos.
 
Os dados ainda indicam que 65% da população brasileira considera que a categoria negra é a soma de pretos e pardos. Esse percentual sobe para 67% entre os pardos e para 77% entre os pretos. Além disso, o levantamento ainda mostra que 17% dos pardos afirmaram que já se sentiram discriminados pela cor. Entre os pretos, o número é de 56% e, entre brancos, o índice cai para 7%.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO